Posted on 24 de março de 2020

O covid-19 está afetando em muito a vida em nossos Condomínios, locais de fácil circulação de pessoas.

Importante esclarecer que não há como restringir a circulação dos condôminos. A recomendação, caso haja morador ou condômino com suspeita da doença, o síndico deverá prestar informações necessárias para que o próprio condômino busque tratamento médico adequado e siga às recomendações das autoridades públicas.

Caso o condômino não respeite o isolamento, circulando nas áreas comuns o sindico poderá comunicar a vigilância Sanitária, além de aplicar advertência ou multa pelo descumprimento das recomendações. 

É prudente que síndicos e administradora INFORME e CONSCIENTIZE os condôminos das recomendações necessárias, inclusive suspendendo uso de áreas coletivas. O objetivo MAIOR é manter e garantir a saúde de todos.

De acordo com o Ministério da Saúde, as formas comprovadamente eficazes de evitar o contágio são: higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel 70 com frequência; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; não compartilhar objetos de uso pessoal; evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados

A atenção deve ser redobrada quanto à limpeza, especialmente em maçanetas, botoeiras, corrimãos, elevadores e halls comuns. Os funcionários que exercem esse trabalho devem usar equipamentos de proteção, como luvas e máscaras. 

DESTACAMOS que há pessoas idosas, em isolamento e que o síndico ou qualquer outro condômino, SOLIDARIAMENTE poderá realizar compras em mercados e ou farmácias, evitando a circulação destas pessoas.

Recomendações para o uso do elevador (segundo os fabricantes):

·         Evite usar o elevador quando estiver cheio;

·         Caso precise descer apenas dois andares ou subir um único pavimento, opte pelas escadas;

·         Acione o botão de chamada do elevador ou de pavimento com o auxílio de um lenço de papel descartável;

·         Ao utilizar o elevador evite encostar nas paredes da cabina;

·         O condomínio deve efetuar a higienização do interior da cabina, com maior frequência;

·         É preciso cuidado para não aplicar produtos de limpeza diretamente sobre as peças como: botões, visores e indicadores de posição. Umedeça um tecido especial para limpeza no produto e passe suavemente sobre as partes do elevador. Não utilize produtos abrasivos e esponjas de aço para não riscar os componentes e as botoeiras.

CONVICTOS que este desafio é passageiro e deverá ser enfrentado por todos, fraternos com espirito de colaboração e empatia ao próximo. Agindo dessa forma contribuiremos para a não propagação do Coronavirus (COVID-19).